quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Curiosidades:


VOCÊ SABIA?



RUA DO TIRA CHAPÉU

Ela fica próxima da Rua Chile, local que antigamente era como os atuais shoppings Center, os locais de “azaração” e de “cantar” as belas moças que passavam por ali. Localizado ao lado da atual Câmara de Vereadores, ficava próxima à Casa dos Governadores. Ficou assim conhecida pelo hábito dos transeuntes em levantar o chapéu em sinal de respeito quando se defrontavam com a referida residência.


RUA DO TIJOLO


A atual Rua 28 de Setembro localizada no centro histórico, já foi conhecida como Rua do Tijolo, devido ao fato de ali, haverem se instalado as primeiras fábricas de tijolos da Bahia colonial, mas aparece registrada no Livro de Tombamentos dos Bens Imóveis da Santa Casa da Misericórdia, datado de 1862, como sendo a Rua do Saboeiro. A rua já foi conhecida por três nomes e hoje apenas por um nome, sendo pouco comentada por ter se tornado uma das maiores ruas do tráfico de drogas de Salvador.




RUA DAS LARANJEIRAS





Contava-se na época, que nessa rua morava um padre cuja vida pessoal tinha irregularidades. Desconfiando de que era espionado por alguém que se escondia na laranjeira existente em seu quintal, numa certa noite decidiu derrubá-la. Ao fazer isso, veio ao chão, além da árvore, a “ave noturna”, que nela se aninhava para lhe testemunhar sua vida íntima, ficando a rua conhecida pelo acontecimento como Rua da Laranjeira, localizada no Centro.


RUA DA LAPA



Trecho da Av. Joana Angélica, que se estende ao longo do convento de Nossa Senhora da Conceição da Lapa. Ali, durante os combates da Independência da Bahia, foi assassinada a Sóror Joana Angélica, pelas tropas Portuguesas. Joana Angélica tornou-se, assim, a primeira mártir da grande luta que continuaria, até a definitiva libertação da Bahia, no ano seguinte, a 2 de julho, data efetiva da Independência da Bahia.
FIQUE SABENDO!





2 comentários:

Thyago Bezerra disse...

Olá

gostei do blog e Salvador realmente tem muita o que falar sobre suas ruas

Também estou fazendo um trabalho de fotografia sobre os nomes das ruas de salvador
as historias do blog me ajudaram

devem conhecer um livro " Historia de Salvador no mones de suas ruas" pela editora ufba

email para idéias sobre o assunto???

abraços

Unknown disse...

Adorei o blog mim ajudou e muinto numa pesquisa sobre as ruas de Salvador